SUSTENTABILIDADE: Na verdade o assunto já virou moda e nem sei mais dizer se de fato as pessoas estão preocupadas com o meio ambiente, mas não importa, o que eu quero mesmo é que essa moda pegue, pois o meio ambiente agradece.
Se você faz parte do time dos ecologicamente corretos, que querem colaborar com o mínimo que seja, aqui vão algumas dicas para um casamento super ecológico:
  1. Se você fizer a cerimônia e festa no mesmo local, ponto para você, com isso reduzimos o deslocamento dos convidados e conseqüentemente a liberação de poluentes. Uma boa opção também é fazer uso de um transporte particular coletivo aos convidados ou então incentivar a carona!
  2. Alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos são uma ótima pedida também, se você está disposta a levar mais a sério quanto puder.
  3. Opte por bandas e grupos musicais acústicos, pois assim você não consumirá tanta energia com o uso de eletricidade para ligar os equipamentos.
  4. Se o local escolhido tiver plantação natural de flores e folhas, melhor ainda, porque o plantio de flores causam um impacto bastante negativo ao meio ambiente. Folhas e galhos secos também são ecologicamente corretos e lindos!
  5. Prefira a cerimônia durante o dia, usando luz natural e quando chegar o entardecer, faça o uso de velas, são econômicas e darão um charme incrível a sua decoração.
  6. Quanto aos convites, o email ainda é a solução mais ecologicamente correta, porque além de não fazer uso do papel, não faz uso também de transporte para distribuição dos mesmos. De qualquer forma, se você não quiser abrir mão, faça os convites com papel reciclado, hoje em dia há opções lindas e charmosas.
  7. Escolha copos e materiais reutilizáveis, como o vidro e a porcelana, ao invés de descartáveis, além de colaborar com o planeta, fica bem mais chic!
  8. As toalhas de tecido, são uma opção que não causam muito impacto ao meio ambiente, claro que se puderem ser de algodão orgânico melhor, se não, outra opção fofa também e que atende a proposta são joguinhos americanos de bambu.Aliás o bambu é uma ótima opção sempre quando falamos de sustentabilidade, viu girls?
  9. As embalagens dos docinhos também podem ser recicladas, ou melhor ainda, opte por doces que possam ser servidos lindamente direto no suporte, seja um prato, ou bandeja, ou prato alto.
  10. Os bem-casados podem ser embalados em tecido (trouxinhas), e as convidadas podem reaproveitar o tecido depois. Fica lindo e a mulherada adora. J Caso não queira optar pela opção em tecido, que tal deixar embalado somente no celofane com a fitinha de cetim em volta? Fica um charme.
  11. Quantos às lembrancinhas, que tal distribuir mudinhas de plantas com uma fitinha de palha e incentivar que os seus convidados plantem hein?
  12. Se quiser ser maaaaais colaboradora ainda, que tal ao invés de presentes, pedir doação para uma ong que cuide do meio ambiente?
Minha linda amiga @raquelnews, que é envolvidíssima com assuntos ambientais desde sempre, me ajudou com dicas ecológicas, me tirou dúvidas, me concedeu uma entrevista e ainda é minha amiga. O que mais eu poderia querer? Atualmente a Kel trabalha para a ong WWF, na área de marketing. Ou seja, é a cara dela esse post!