“Quer ser minha assessora do dia?”

pb-face

“Quer ser minha assessora do dia?” uma amiga fala para outra amiga ou para alguma conhecida quando está chegando mais próximo do casamento. Pergunta feita e pronto, começou a confusão. A tia Thaís vai falar sério com vocês agora!

Será que vocês sabem de verdade como funciona o trabalho de uma assessora? Muitas vezes eu tenho a impressão que os noivos simplificam muito mais do que de fato é e acham que qualquer pessoa desconhecida pode fazer esse trabalho. Imaginam que seja só distribuir bem-casado, contar bebidas, pedir para a equipe de limpeza secar um chão molhado…mas será que é só isso mesmo? Claro que não, mas a minha função aqui é informá-los e ajudá-los como eu puder. Ninguém é obrigado a saber sobre esse assunto, afinal de contas.

O trabalho da assessora, mesmo que seja só para o dia, vai MUITO além disso, sweet. São tantas coisinhas para pensar, controlar e organizar, que parecem mínimas, mas fazem toda diferença. É necessário experiência, paciência, conhecimento e segurança para executar essa tarefa de ser os “olhos da noiva”. Na verdade é mais do que os próprios olhos da noiva poderiam ver, porque os olhinhos de uma assessora são(ou pelo menos deveriam ser) muito mais treinados para captar absolutamente tudo!

Claro que você deve contratar fornecedores de confiança mas todos estamos sujeitos a erros, falhas, imprevistos e aí que a assessora deve estar totalmente preparada para administrar tudo isso com calma e inteligência.

Sobre a cerimônia: A assessora precisa saber exatamente o que está fazendo e seguir o protocolo, seja o social ou o protocolo determinado pelos noivos. Querer aparecer mais do que a noiva não dá!

Imprevistos: A pessoa que está te assessorando deve estar preparada para enfrentar isso. Ela tem que ter contato de outros fornecedores da região, tem que ter jogo de cintura para lidar com falta de paciência dos convidados, caso atrase, tem que estar com o carro a disposição se precisar buscar algo fora. Os imprevistos do dia não devem de maneira nenhuma afetar a noiva, cabe a assessora resolver tudo da melhor maneira possível.

Sobre os detalhes: se os souplats estão colocados na direção certa, a bebida está na temperatura adequada, se tem cinzeiro na área de fumantes, se o cronograma está sendo seguido (cronograma não é uma besteira, se ele não for seguido, pode atrasar tudo e os noivos arcarem com multa) e infinito.

Pense bem quando cogitar chamar alguém sem experiência e conhecimento para te assessorar. As vezes uma economia boba dessas pode pôr todo o seu grande dia a perder.

Posso ser suspeita para falar isso porque é minha profissão, mas do fundo do coração, tenho preocupação em vocês ficarem frustrados nesse dia tão especial. ♥