casamento-moeda-shutterstock-Copy

Vivemos um período conturbado no país. A crise que o Brasil está enfrentando é real mas mesmo assim não deixamos de sonhar!!

E tem coisa melhor que sonhar com o dia em que diremos SIM ao amor de nossas vidas?!?!?!

Reunir as pessoas mais queridas para celebrar o amor é algo que vale muito a pena investir. Porém é uma decisão séria que envolve planejamento, principalmente financeiro.

E para que esse sonho não vire pesadelo fiquem atentos a essas dicas que separamos especialmente para os noivinhos que irão se casar em meio a crise econômica, e mesmo assim, poder começar essa nova etapa da vida a dois sem entrar no vermelho!!!

Então vamos as dicas:

1) ANTECEDÊNCIA

Começar a planejar com pelo menos um ano de antecedência da data escolhida te dará tempo para pesquisar, negociar e parcelar. Lembre-se que todos os serviços deverão estar quitados até a data do evento.

2) DATA E HORÁRIO

A escolha da data e horário também ajuda na hora de colocar as contas na ponta do lápis. Escolher datas que não sejam habituais e menos procuradas para casamentos ajuda a economizar. Casar-se na sexta-feira ou domingo, por exemplo, te dá margem para negociar já que são dias em que os espaços tem uma menor procura.
Cogitar uma festa durante a manhã ou ao entardecer, é outra estratégia, assim é possível economizar em iluminação e decoração, que pode ser menos suntuosa por conta do horário.

3) DECORAÇÃO

Está super em alta o DIY (Do It Yourself), o famoso Faça Você Mesmo!!! E você pode se aproveitar disso para diminuir os custos com alguns itens. A noiva pode colocar a mão na massa e preparar arranjos, itens de decoração, lembrancinhas….
Mas cuidado!!! Isso pode ser perigoso!!! Só faça se realmente tiver habilidades manuais (não é tão fácil como parece!!!). Não se sobrecarregue, nada de fazer mil coisas na semana do casamento! No dia então…não preciso nem falar, né?
Outra dica bacana é aproveitar a tendência vintage e utilizar objetos pessoais da avó e da tia. Frascos, porta retratos,livros, xícaras…o que sua imaginação permitir!!
As flores, outro ponto onde é possível economizar. Escolha flores da época, isso barateia muito aa decor.
A escolha de um local que tenha uma paisagem bonita e já possua mobiliário próprio, pode até ser mais caro, analisando isoladamente, mas vale a pena pela economia com locação e decoração.

4) CONVIDADOS

A tarefa mais difícil e estressante entre os casais… A lista de convidados!
Passe e repasse a lista até deixar quem realmente é importante e o casal queira dividir esse momento.
Não convide ninguém por obrigação. Tenha em mente que sempre que se acrescenta alguém a lista você terá que aumentar número de lugares, comida, doces, lembrancinha…
Uma boa dica é dividir o valor total estimado do casamento pelo número de convidados, assim você terá idéia de quanto cada convidado custará ao seu bolso.

5) COMIDA

Optar por um cardápio de boa qualidade porém com um número menor de opções é uma alternativa para baratear a festa. Para economizar, vale contratar o “cardápio americano”, onde o convidado se serve e não há necessidade de contratar mais garçons para atender a todos.
E cuidado na hora de confirmar com o buffet a quantidade de convidados, se você confirmar 300 pessoas e comparecer apenas 250, você pagará por esses 50 convidados que não foram. Vale fazer o RSVP ativo, mais um gasto que significa economia. Pois assim se tem um número bem mais próximo do exato!

6) BEBIDA

Fazer uma compra consignada das bebidas é fundamental para economizar. Sempre sobra muita bebida depois da festa. Para evitar gasto desnecessário, a dica é comprar apenas metade das bebidas e a outra metade só pagar pelo que consumir, desse jeito você devolve o que não foi consumido.

7) FOTÓGRAFO

Esse é um investimento que realmente vale muito a pena. E pode ser bastante desastroso economizar com esse serviço. As fotos é o que o ficará desse grande dia. Tudo passa muito rápido para o casal e muita coisa passa desapercebida por eles, só um bom fotógrafo vai registrar todos os momentos para fazê-los reviver esses momentos!

8) MÚSICA

Muitos casais querem ter vários tipos de atrações: banda, dj, escola de samba…as opções são infinitas.
Se seu orçamento não permite, invista em um bom dj, com certeza ele saberá dosar as músicas nos diferentes momentos da festa e irá levantar sua pista e garantir a animação de todos!

9) EMERGÊNCIAS

Deixar separado uma quantia para uma eventual emergência é uma boa dica. Reserve, pelo menos, 10% do budget total. Sempre aparece um detalhe ou outro de última hora, por isso é bom estar prevenido!
E caso não usem esse dindin, ele será um bônus para gastar na lua-de-mel ou na casa nova!!

10) ASSESSORIA

Vale a pena contratar uma assessoria quando se quer economizar?? A resposta é SIM!!
Tenha calma, existem várias opções de serviço que irão te ajudar muito sem pesar no seu orçamento. Além do mais, no dia do casamento os noivos e familiares devem apenas aproveitar esse momento único, sem ficar se preocupando com fornecedores e cronograma da festa.
Deixe isso com a gente!!!

Aproveite cada segundo o início do Viveram Felizes Para Sempre!!!!